O Poder Espiral, Tengen Toppa Gurren-Lagann e a Broca que Perfura os Céus

Core Drill

As vezes, assistindo um anime, vemos, imaginamos e aprendemos coisas interessantes. Um deles, o qual ainda não terminei, é Tengen Toppa Gurren-Lagann, que se passa em um universo onde os seres humanos vivem no subsolo, em condição de subexistência e a superfície é dominada por seres conhecidos como Homens-Fera e seus temidos Gunman, mechas muito poderosos. Mas o que isso tem a ver com o assunto do blog? Muita coisa… Vamos por partes…

Em Gurren-Lagann, temos uma temática muito interessante que é a humanidade com um temor muito grande da superfície e dos Gunman. Várias vilas subterrâneas e com vários problemas na quantidade de moradores são apresentadas ao longo dos primeiros episódios, mas o que realmente importante é a Broca (Core Drill) e o Poder Espiral.

O que tudo isso tem a ver? O Poder Espiral apresentado no anime é uma alusão ao poder da evolução, ao fato de os seres humanos sempre quererem mais, tendo como principal representante a Broca de Simon (personagem principal da série), que com a força de vontade é capaz de perfurar as paredes mais densas, os desafios mais difíceis.

Uma das frases mais bonitas que seu colega, irmão, melhor amigo Kamina diz é “A sua é a broca que perfurará os céus”, mostrando que acreditando em seu coração, tudo é possível. Outra coisa maravilhosa que ele sempre lembra seu amigo é “Não acredite em você, acredite no eu que acredita em você”, algo que demonstra que a fé dele em seu irmão de coração sempre existirá, não importa a adversidade.

Comecei a prestar atenção em algumas referências e algumas coisas e descobri que um anime que parecia muito bobo se mostrou extremamente interessante em termos de apresentar noções políticas, noções de como os humanos podem ser cruéis uns com os outros, mas que ao mesmo tempo, o poder da crença supera tudo.

Em momentos de dor, de desespero, o que podemos fazer é acreditar, é nos esforçar e sempre temos alguém como o Kamina em nossas vidas, alguém que quando até nós desistimos de nós mesmos, continua por acreditar no nosso poder de virar o jogo e ter uma vida melhor.

Voltando ao Poder Espiral e tudo o que ele representa, temos referências ao DNA helicoidal, representando o potencial evolucionário infinito do ser humano e que o Poder Espiral está dentro de cada um de nós, temos referência também ao movimento das galáxias, também em espiral, mostrando que o universo como um todo está em sincronia com o Poder Espiral. Ora, se temos esse poder dentro de nós e o universo também está em sintonia com ele, o universo atenderá a nossas crenças com a mesma sintonia.

A lição que todos podemos tirar disso é que a nossa fé em nós mesmos (ou nossa fé naqueles que acreditam em nós) pode tornar realidade todos os nossos maiores anseios, mas para isso temos que ter o coração forte, temos que forjar dentro de nós a Broca que Perfura os Céus.

Gostei muito desta teoria do Poder Espiral explicada no anime e acredito que por mais que seja uma criação para o desenho, representa muito do potencial humano. É um jeito incrível de dar forma ao intangível. Uma maneira de percebermos que se estamos para baixo, nossa chance de realizar incríveis feitos também vai para o ralo, no entanto, ao nos motivar, esse poder e potencial cresce infinitamente, trazendo para fora de nós e para o universo a chance de conquistar o que desejarmos!

Que os ventos sempre soprem a seu favor, caro leitor!

2 comentários sobre “O Poder Espiral, Tengen Toppa Gurren-Lagann e a Broca que Perfura os Céus

  1. A história de Tengen Toppa Gurren Lagann, realmente trás alusões a tudo o que você escreveu, e mais alguns detalhes. Talvez poucas pessoas perceberam ao assistir o anime, mas o Kamina profetizou muitos dos acontecimentos futuros. Sem ao menos conhecer a tecnologia espiral ele fez alusões ao potencial infinito da espiral, e a frase que ele sempre dizia que a broca do Shimon ultrapassaria os céus se torna realidade nas fases finais do anime, além disso desde o inicio ele fala que um dia Shimon ajudaria todas as pessoas a saírem do subsolo para viverem na superfície, o que ocorre no fim do segundo arco. Esse anime é muito emblemático, pois, além de mostrar uma série de facetas da humanidade, mostra o holismo em seu mais puro significado. Somos integrados ao universo e o universo integrado em nós. Realmente incrível.

    Curtir

    • Obrigado pelos detalhes apontados! Realmente, as profecias do Kamina se cumpriram todas, mesmo que ele apenas as dissesse com o intuito de animar seu amigo, foram palavras proferidas com carinho e fé, o que as levou a se tornarem realidade. Gratidão!

      Curtir

Deixe um comentário